A presente pesquisa teve como tema a realidade das escolas do campo da Microrregião Geográfica de Mossoró/RN. Abordou aspectos relativos à presença desses fixos geográficos nesse subespaço regional potiguar, as desigualdades espaços-temporais entre escolas urbanas e rurais, as instituições/organizações que marcaram o início da luta por políticas públicas voltadas à Educação do Campo, além, de maneira mais específica, versou sobre as singularidades concernentes aos aspectos físicos dessas escolas, as ações do Estado para com estas instituições, políticas públicas e propostas pedagógicas das mesmas. Como problemática principal buscou saber como se situa a realidade socioespacial e educacional das escolas do campo da Microrregião Geográfica de Mossoró? Qual a relação dessas escolas com os usos do território presentes nessa porção geográfica do semiárido brasileiro? O objetivo geral foi realizar um diagnóstico das escolas do campo da Microrregião Geográfica de Mossoró, localizando-as e classificando-as a partir das áreas onde se situam. Como objetivos específicos procurou 1) fazer uma análise crítica dessas instituições do ponto de vista dos aspectos físicos, das ações do Estado para com as mesmas, das políticas públicas e das propostas pedagógicas adotadas; 2) georreferenciou, através da coleta de coordenadas geográficas, essas escolas, a fim de produzir um mapa com a localização das mesmas. O método para desenvolver esse estudo foi o dialético a partir da pesquisa qualitativa, tendo como principais referências no campo da Geografia: Corrêa (2000; 2011); Gomes (2009); Moreira (2008); Moro (1990); Santos (1994; 2009; 1999; 1999a; 2001; 2008a; 2008b); Fernandes (1999) e, no campo da Educação do Campo, Caldart (2004; 2012) e Fernandes e Molina (2004). Como resultados, tivemos a compreensão da organização espacial das escolas do campo, dos usos dos territórios que elas estão inseridas e, por fim, conhecemos as realidades das infraestruturas das escolas do campo da Microrregião Geográfica de Mossoró, cuja paisagem é caracterizada por uma desigualdade em termos de infraestrutura, recursos humanos e materiais e condições de acesso por parte dos estudantes em certas épocas do ano, além de uma disparidade entre as condições reais do espaço rural e aquelas previstas nas práticas pedagógicas curricularmente postas em seus projetos políticos pedagógicos.
Comissão Organizadora
Thaiseany de Freitas Rêgo
RUI SALES JUNIOR
Comissão Científica
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Osvaldo Nogueira de Sousa Neto
Patrício de Alencar Silva
Reginaldo Gomes Nobre
Tania Luna Laura
Tamms Maria da Conceição Morais Campos
Trícia Caroline da Silva Santana Ramalho
Kátia Peres Gramacho
Daniela Faria Florencio
Rafael Oliveira Batista
walter martins rodrigues
Aline Lidiane Batista de Amorim
Lidianne Leal Rocha
Thaiseany de Freitas Rêgo
Ana Maria Bezerra Lucas